O esplendor do natal

O esplendor do natal

O Natal é marcado por luzes. O mercado de lâmpadas, pisca-piscas, “cataratas” de leds, projetores de laser e outras coisas do tipo aumentam consideravelmente nessa época. No Brasil nem é tanto assim, mas nos Estados Unidos a coisa é séria! Há competições entre os moradores e premiações para as casas mais ornamentadas.

Há alguns anos um morador de um dos subúrbios de Nova York havia decidido instalar tantas luzes em sua casa, que precisou pedir à companhia de energia elétrica que instalasse um transformador de energia só para a sua casa, algo que é necessário em pequenas fábricas ou prédios.

Era muito consumo de energia por causa do Natal. Podemos dizer que o Natal é esplendoroso! Esplendor é brilho, iluminação. Se buscarmos uma base bíblica para enfeitar nossas casas com luzes, claro que não encontraremos. Isso é tradição humana. Deve-se lembrar, inclusive, que muitos enfeitam suas casas, iluminam suas árvores e jardins, mas nem sabem por que fazem isso.

O que encontramos na Bíblia sobre luzes e esplendor relacionado ao Natal está em Mateus 4.16, que, citando Isaías, disse: “… o povo que vivia na escuridão viu uma grande luz, e sobre os que viviam na terra onde a morte lança sua sombra, uma luz brilhou”.

A luz da estrela que guiou os sábios do Oriente, o brilho que cercou os pastores quando tiveram a visão de anjos: “De repente, um anjo do Senhor apareceu entre eles, e o brilho da glória do Senhor os cercou” (Lc 2.9), tudo isso sugere que o nascimento de Jesus trouxe luz. Esse esplendor físico é apenas uma amostra do brilho e iluminação espiritual que aqueles que andavam em trevas viram ao encontrar Jesus.

A comparação de Lucas ao evocar Isaías é da escuridão da escravidão, como o povo de Israel estava ao ter deixado de ser uma nação soberana e ter sido dominada por uma nação estrangeira. Eles estavam perdidos e sem direção, como alguém que anda nas mais densas trevas.

A vinda do Messias seria como um amanhecer depois de uma noite muito fria e escura. O que acontece hoje com aquele que encontra a salvação em Jesus Cristo, o Messias prometido? Encontra luz.

Numa época tão confusa como é essa que estamos vivendo, a luz, o esplendor da vinda do nosso Salvador é tudo o que precisamos. Nosso desejo, como Igreja, é que você sinta o esplendor do Natal, a luz que só Jesus pode trazer. Um iluminado Natal para você!

Davi Liepkan