Esboços dos Sermões

Quando você achar que está só
Quem é protegido por Deus?
Como você se arrumou para o culto?
Para ter uma fé trasnformadora
O tipo de homem que o mundo precisa
Eu queria que Deus falasse comigo!
Quem vai ganhar?
Fatos sobre a sua responsabilidade diante de Deus
Salvo Para Ser Autêntico
Ninguém Disse que Seria Fácil Viver Pela Fé
Ninguém disse que seria fácil perdoar
Ninguém disse que seria fácil ser cristão!
Verdade: a única saída
A Oração Sincera de Um Incrédulo
Seja "Crente"!
A Sétima Palavra da Cruz: Entrega
A Sexta Palavra da Cruz: Realização
A Quinta Palavra da Cruz: Fidelidade
A Quarta Palavra da Cruz: SUBSTITUIÇÃO
A Terceira Palavra da Cruz: Compaixão



Enquete

Com relação aos protestos populares que estão ocorrendo no país, qual deve ser a atitude do cristão, na sua opinião?

Não deve participar, pois o cristão não é um cidadão deste mundo.
Deve participar apenas em oração e através de e-mails para as autoridades.
O cristão pode participar, desde que seja pacificamente e se não estiver envolvido com política.
O cristão pode participar pacificamente, até mesmo fazendo parte de um partido político.
O cristão deve sempre estar do lado do governo pois a Bíblia diz que devemos respeitar as autoridades.
O cristão deve participar da forma que a sua consciência aprovar, respeitando o próximo e lutando por justiça.
Deve participar e até usar de violência se for preciso, porque até Jesus expulsou os mercadores do templo.
Não tenho opinião formada sobre o assunto.

 

Newsletter

Para receber nosso informativo, preencha os dados.

Cursos
Eventos
Informativos
Palestras

Vencendo o gigante da CULPA

Salmo 32    

Introdução:  Nós começamos esta série de mensagens usando o exemplo de Davi, quando ele enfrentou o gigante Golias. Aprendemos várias lições com aquele pastor de ovelhas de como enfrentar e derrotar os gigantes das nossas vidas. Mais tarde na vida de Davi, quando ele já era rei de Israel, ele enfrentou outro gigante, o gigante da CULPA.

Contexto:  Em 1Samuel 17 e 18 vemos a narrativa do grande pecado de Davi. Ele adulterou com uma vizinha, a Bate-Seba. Ela era esposa de um dos oficiais do exército de Israel, Urias. Davi engravidou aquela mulher e depois tentou escoder seu pecado mandando trazer Urias de volta do campo de batalha. Como Urias não se deitou com a sua esposa, frustrando os planos de Davi de dizer que o filho era do próprio marido, ele engendrou outro plano. Davi deu ordens para que Urias fosse colocado na frente de batalha no lugar mais perigoso e deixado sem apoio, para que morresse. Foi o que aconteceu. Davi agora iria sofrer as consequências, profetizadas por Natã. Mas a maior consequência era a culpa que o perseguia. Então ele escreve o Salmo 32. Leia.

O que a culpa faz com você?

  1. A culpa faz com que você viva infeliz.  O rei Davi, depois do seu pecado, escreveu vários salmos que mostram o quanto ele vivia infeliz.  O arrependimento é algo muito bom. É essencial depois de um erro cometido. Porém a culpa que beira ao remorso doentio é um sentimento destrutivo.
  2. A culpa faz com que você adoeça espiritualmente. Aquele que cometeu um pecado e não se sente perdoado, fica enfermo na alma. O salmo 32 mostra bem como Davi se sentia. Você já notou que quem está em pecado, a primeira coisa que ele faz é se afastar de Deus, achando que Ele não o ama mais?
  3. A culpa faz com que você adoeça fisicamente. Davi disse isso claramente. Ele sentia o seu corpo definhar. Quando alguém tem uma culpa inconfessa, ou mesmo que havendo confessado, não se perdoa a si mesmo, caba adoecendo fisicamente.
  4. A culpa faz com que você esqueça de quem Deus é e do que Ele faz por você. No auge do seu sentimento de culpa, Davi acha que Deus deixou de ser misericordiso, de amá-lo, que Ele não ouve mais as suas orações. Leia o Salmo 77.7-9 e você verá como davi, em algum momento questiona se Deus ainda continua o mesmo. Mas o mais importante é que Ele continua! A culpa é que nos faz esquecer disso!

Para ser vencida, a CULPA ...

1. Não pode ser minimizada ou disfarçada. O rei Davi aprendeu que para vencer a sua culpa ele precisava deixar de ser hipócrita. Voltando ao Salmo 32, vemos Davi chamando de fleiz aquele que não é hipócrita, por isso tem as suas trangressões apagadas pelo Senhor.  Se você quiser ter a sua culpa vencida, seja sincero quanto ao seu pecado!  Todos pecamos! 1João 1.8,10

2. Não pode ser jogada nos outros.  A culpa não pode ser atribuída a ninguém mais senão a você mesmo. Se você joga a culpa nos outros ela irá lhe perseguir pelo resto da vida. Quando você confessar o seu pecado, não justifique-se atribuindo aos outros a sua culpa. Davi não fez isso. Ele simplesmente fala do seu próprio pecado e ponto final.

3. Não pode ser escondida. O salmista diz algo que, se analisado até mesmo de forma superficial, demonstra o quanto o pecado burla a mente do culpado: Não há como esconder nada de Deus. Ele diz que enquanto tentava esconder o seu pecado, seu corpo definhava. Não há nada que feito em oculto que não será descoberto. Leia Hebreus 4.12-13 – O Senhor sonda até mesmo as intenções!

4. Deve ser confessada.  Culpa inconfessa, é culpa vitoriosa.  É básico: se você errou deve confessar com todas as letras. Você tem de confessar para quem você ofendeu ou prejudicou, tem de restituir de alguma forma o que você tirou, consertar o que disse, mesmo que com prejuízo próprio. A única maneira de dar um pedrada no gigante da culpa é confessando. Leia 1João 1.9. Este texto é uma fórmula para a vitória contra o pecado e a culpa. É também uma promessa de misericórdia do Senhor para com aqueles que o amam.

4. Não pode ser resgatada. Leia Hebreus 10.17-18 e Miquéias 7.18-19.  São promessas de que Deus paga, esquece, perdoa, enterra, joga no fundo do mar as nossas culpas. O maior interessado em que você volte a ter vergonha e sinta culpa de pecados já confessados é o Diabo. Ele é o nosso acusador. Ele não quer que você se sinta perdoado.  Diz o texto de Miqueias que o Senhor joga nossas culpas no mais profundo mar e eu acrescento: Ele joga no fundo do mar e ainda coloca uma placa de “proibido pescar”. As culpas de pecados já confessados devem ficar bem longe do seu coração.

Deus enviou o seu Filho Jesus Cristo para morrer na cruz do Calvário para que você fosse perdoado. Aceite ao Senhor Jesus como seu Salvador e livre-se da culpa do pecado que leva você à morte!

Pr. Davi Liepkan       Copyright   IBCNO ©
19-07-2009 




RSS E-mail Print Comentar