Quando você achar que está só

 QUANDO VOCÊ ACHAR QUE ESTÁ SÓ

1Reis 19-10
 
Introdução
O profeta Elias tinha acabado de ter uma grande vitória sobre os sacerdotes do deus Baal. Ele não era um profeta comum. O poder de Deus se manifestava nele claramente. Mas depois de ser usado tão poderosamente por Deus, ele se sente só na luta contra a idolatria de Israel e sua desobediência contra as Leis de Deus. Ele acha que é único a remar contra a correnteza. Será que você já teve esse sentimento?
 
Elias começa a fugir, depois de ameaçado por Jezabel. Essa mulher, diferente das outras mulheres de sua época, ela era quem mandava em seu marido, o rei Acabe. Ela manda o recado para Elias, de que ele morreria.  Ao ler o texto descobrimos algumas coisas que precisam ser feitas quando você achar que está só...
 
1. Quando você achar que está só: reaja!
O anjo do Senhor aparece a Elias e o desperta. O que ele convida o profeta a fazer? Comer e beber água para recobrar forças para a viagem que ele tinha pela frente. Quando você estiver se sentindo só, coma o pão que é oferecido por Deus. Alimente-se da Palavra para recobrar o ânimo e seguir adiante.
 
2. Quando você achar que está só: mantenha a fé!
O discurso de Elias, quando é questionado pelo anjo, não é de alguém que perdeu a fé. Na verdade ele mantém a sua fé em Deus, apesar de ter pedido a fé em si mesmo e nos homens de Israel. O trabalho do anjo naquele momento é atiçar a brasa da fé de Elias. Quando você estiver assim, não deixe de orar, ler a Bíblia e cantar louvores a Deus. Lembre-se do que Ele já fez. Assim você manterá a sua fé.
 
3. Quando você achar que está só: obedeça a Deus.
Elias teria cometido um grande erro se permanecesse ali deitado, sem comer e sem beber, se não tivesse saído da caverna logo depois. Ele seguiu as orientações de Deus, que tinha um plano, um propósito para Elias. Quando você  estiver se sentindo só, lembre-se que, mesmo quando parece perdido e sem sentido, Deus tem um plano para você.
 
4. Quando você achar que está só: saiba que é isso que você quer que o Inimigo pense.
Jezabel era a personificação do Inimigo naquela situação. Ela, por algum tempo, conseguiu o que queria: desanimar Elias. Ele era uma pessoa como eu e você, sujeito às mesmas pressões, às mesmas crises. Mas ele não foi vencido, como você também não precisa ser vencido pelo terrorismo que o Inimigo nos faz. Ele já perdeu essa luta! O anjo animou Elias dizendo que ele não estava só, mas que havia 7 mil homens em Israel que não haviam dobrados os seus joelhos diante do deus Baal. Ele não estava só. Você não está só.
 
5. Quando você achar que está só: lembre-se que a glória não é sua.
O grande problema é quando queremos fazer as coisas por nós mesmos. Pensamos na vitória que deveria ser nossa. É por isso que nos frustramos. Não fomos feitos senão para o louvor da glória de Deus (Ef 1.12). Elias sabia disso, por isso conseguiu se levantar e prosseguir.
 
6. Quando você achar que está só: lembre-se que a salvação é uma graça, não um troféu.
Quando analisamos essa história, esse episódio na vida de Elias, precisamos, como sempre, fazê-lo à luz da revelação e promessa messiânicas. O Messias estava por vir e tudo que aconteceu como povo de Israel apontava para a vinda dele. O apóstolo Paulo cita esse episódio de Elias para falar sobre a salvação de um remanescente que não se acomodou só para não ficar sozinho. É um remanescente de pessoas incomodadas com o que está acontecendo no mundo que rejeita a Deus. Elias não entendeu que a vitória que viria seria o seu troféu, mas isso era graça: um presente imerecido. Veja o que Paulo diz em Romanos 11.2-5:  “Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Senhor, mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça”.  
 
Conclusão
Você não está só. Deus tem um plano para você. Ele não quer que você desanime por se sentir a “última andorinha  do verão”.  Ainda há um povo que não se rendeu às pressões do mundo e você pode ser parte desse povo. A salvação é presente de Deus para aqueles que se levantam, ouvem a voz de Deus e seguem em frente, sendo fiéis a Ele.
 
Davi Liepkan, pastor na Igreja Batista Central de Nova Odessa




RSS E-mail Print Comentar